Mas ontem ainda houve mais uma manifestação por causa do corte dos contratos de associação com os colégios particulares?  Mas será que aqueles pais, professores e donos dos colégios pensam que somos todos ignorantes? Mas como é possível haver sequer discussão sobre este assunto? Escola pública vazia, colégio privado ao lado, subsidiado pelo Estado cheio…. quem paga o colégio privado? Nós? Todos nós? ah pois é! Eu quando escolhi escolas privadas para as minhas filhas paguei-as. Cheguei a ter as duas. Agora é só uma. Custou? Custou! Muito! Não sei se o faria novamente, mas fiz essa escolha. Tive toda a liberdade de escolha, mas se quisesse colocá-las no ensino privado  sabia que tinha que pagar! Confesso que nem tinha conhecimento deste full financiamento do Estado a estes colégios.

Não consigo perceber os meios de comunicação social que transformam este assunto em notícia. Jornalistas dentro dos autocarros que vieram até Lisboa. Podem manifestar-se. Até entendo que estejam descontentes….quem não estaria? Agora vão ter que começar a pagar… mas daí a fazerem-se notícias com entrevistas e reportagens sem fim… E dizem “não” verdades,por exemplo, quando dizem que não vão abrir 7 ou 8 turmas, não é “não vão abrir”. O Estado não vai pagar. Se os pais quierem pagar, as turmas abrem. Mas não vamos ser todos nós a pagar isso!

Confesso que no início pensei que devia ser eu que não estava a entender bem o problema, de tão óbvio que isto me parecia. Mas depois de ler e debater com amigos que estão por dentro do assunto, concluí que afinal era mesmo o que eu pensei no início…. e ainda andamos nisto???

enough-for-me

Advertisements

2 thoughts on “Mas ainda andamos nisto???

  1. Também fiquei confusa, especialmente devido à projeção mediática que estão a dar a este assunto. Mas sempre pensei que a contribuição do estado fosse parcial, nunca imaginei que fosse total!! Na minha ingenuidade acreditava que as escolas públicas estivessem lotadas e, por isso, fizesse sentido essa “ajuda”. Mas não…é apenas mais uma das incoerências absurdas do nosso país. Parece que, enquanto ninguém diz nada nem se apercebe, deixa-se estar como está, independentemente da injustiça ou parcialidade que isso implica. E concordo contigo, para nós (e outros como nós) que decidimos colocar as nossas filhas em escolas privadas, fazendo alguns sacrifícios, é injusto termos também que pagar estas despesas dos outros!

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s