GPI (Global Peace Index), já tinham ouvido? É um índice que mede a paz no mundo. 

Somos o país que mais subiu na Europa em termos de segurança! Estamos em 5º lugar no que diz respeito a Paz! Não é um orgulho?

Segundo o estudo do Instituto para a Economia e Paz, ( IEP – Institute for Economics and Peace) Portugal foi o país que mais subiu, em termos Globais e Europeus. Teve a ver com a saída do programa de ajustamento (ficámos todos muito “ajustadinhos”…sim senhora!) e com o final da instabilidade política.

O IEP é independente, não-partidário, sem fins lucrativos e dedicado a tentar que o foco do mundo se altere e passe a olhar para a Paz como algo positivo, atingível, e quantificador de bem estar humano e progresso (dificil, não é??? Com tantos milhares de milhões a cintilar!!!) :-(.

De acordo com o Índice Global de Paz, que vai na sua 10.ª edição, o impacto da violência na economia global foi de 13,6 biliões de dólares (11,9 biliões de euros), o equivalente a 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Depois de todas estas boas notícias podem ver este vídeo inspirador, onde aparece o mentor deste Índice :

De acordo com o  vídeo, a Paz nos países é atingida através de 3 estruturas:

  • Sound Business environment, ou seja, a indústria encontra-se em harmonia com o meio ambiente ;
  • Um governo que funciona;
  • E uma distribuição igualitária de recursos.

Tudo isto leva a que a informação flua livremente,  que existam baixos níveis de corrupção, que os direitos dos outros sejam respeitados, que existam altos níveis de educação e boas relações com os vizinhos (sejam eles os do bairro ou os do país).

….uma pergunta me vem à mente: Supostamente a paz faz com que o potencial humano floresça, e eu acredito nisso, e acredito que aqui, neste cantinho à beira mar plantado, existe tanto mas tanto potencial….então porque é que estamos sempre mal? Porque é que nunca nos é dado valor? Porque é que temos senhores na UE, do alto do seu pedestal, a ameaçarem-nos sempre com sanções? Isto faz algum sentido??? Temos tudo, tudo para sermos MAIS, MELHORES, mas algo não nos deixa….será interior? será exterior?  Isto não devia ter algum impacto no nosso PIB, e acrescentar uns bons pontinhos???

Vale-nos a satisfação de viver aqui, com um clima maravilhoso, pessoas fantásticas e que, acredito, nos próximos anos (se os senhores de Bruxelas nos deixarem respirar) iremos mostrar que somos tão, ou mais, capazes que todos os outros!

Que bom que é viver aqui!!!!!!!

 

 

4 thoughts on “E isto não conta nada??? GPI , já tinham ouvido? É um índice que mede a paz no mundo.

  1. Sempre adorei Portugal e viver fora deste pais foi ideia que nunca me passou pela cabeça…
    Fico muito contente com esta classificação mas se se deve a um governo que funciona (o nosso funciona ?!? para quem? função pública e afins… talvez) e distribuição igualitária de recursos (??) preparem-se que não tarda nada o pessoal vai cair em si e lá se vai a paz… e vamos descer uns lugarzitos… sinceramente espero que eu não tenha razão mas este governo não me dá paz nenhuma.

    Beijinhos

    Like

  2. Olá Cristina, apenas me limitei a replicar o que estava no relatório, sobre as condições que levam à Paz. Não gosto de comentar política por aqui pois cada um tem as suas convicções e, muitas vezes, as minhas nem sequer se “colam” a nenhum partido. Mas confesso que já não aguentava o clima depressivo e os avisos, em jeito de ameaças, a que estivemos sujeitos durante 4 anos. A ideia de que tinhamos que ser o “bom aluno” dos maus alunos foi terrível, em termos de dignidade, Tudo se fez e tanto nos baixámos que agora acho que vai ser dificil marcarmos os nossos pontos de vista. Somos pequenos mas temos valor. Não podemos rebaixar-nos ao ponto de dizer que sim e ainda fazer mais do que nos pedem, em sacríficios. Mas isso é o meu ponto de vista. Penso que há que dar uma hipótese. Não olho a cores mas às acções e ao que tentam melhorar a vida das pessoas. E acho que lá por Bruxelas já viram que a receita aplicada não surtiu os efeitos desejados….pena é que tantos tiveram que sofrer para se provar isso.
    Mas o post era para chamar a atenção para estes novos Indíces e estas novas formas de olhar para os países, sem ser sempre, e apenas, através do PIB e da dívida.
    Obrigada por comentares sempre :-))) bjinhos

    Like

  3. Eu apenas acho que neste momento vive-se uma ilusão… não concordava com muita coisa do anterior governo mas acho que tinham os pés mais assentes no chão… vamos ver e como disse anteriormente espero que esteja completamente enganada mas nunca acreditei muito em quem tem muita lábia (viu-se o que aconteceu com o Sócrates… estava sempre tudo muito bem 🙂 ) que dá um pouco ali e um pouco acolá para atirar areia para os olhos do povo… mas no fundo não melhora em nada (ou muito pouco) a vida das pessoas…só espero que o Costinha se porte melhor do que se portou na câmara que segundo ouvir dizer por quem sabe não foi lá grande coisa…

    Eu só falei de politica porque está espelhado nos índices e a mim faz-me confusão porque ainda não vi nada para que as pessoas andem mais contentes com esta governação…

    Beijinhos e sempre que conseguir comento…

    Liked by 1 person

  4. Quanto a mim, subscrevo o último parágrafo que a Célia escreveu, adoro o meu país e nada me faria emigrar! Temos o privilégio de ter nascido aqui, num país lindo, com um clima fantástico, paisagens maravilhosas e pessoas que sabem ser melhores.
    Mas partilho um pouco dessa falta de confiança neste nosso governo…Confesso que, desde as eleições que estou desiludida, não percebo como é que temos alguém que não ganhou as eleições a governar?! Enfim…política não é de todo um assunto que me interesse, até porque os políticos (sejam eles quais forem) ainda não nos deram provas de conseguir levar este nosso cantinho e gentes a um bom porto (e seguro).

    Mas adoooooro Portugal!!!

    Like

Leave a Reply

