O maior evento do mundo de cinema, jogos, 3D e efeitos especiais – THU (Trojan Horse was an Unicorn) está a acontecer aqui ao lado, em Tróia!  Este ano estão 13 empresas a recrutar, entre Walt Disney Animation Studios, King, Blue dream Studio, entre outros que podem ver aqui.

Já por cá passaram, em edições anteriores, o embaixador Scott Ross (trabalhou com George Lucas e co-fundou a Digital Domain, uma das empresas de referência na indústria publicitária), Andrew Jones (vencedor do Óscar para Efeitos Visuais com o filme Avatar e responsável pelos efeitos visuais de Titanic), Syd Mead (criador do universo de ficção de Blade Runner), Sven Martin (responsável pelos efeitos visuais da série Game of Thrones) e Paul Briggs (autor do Frozen).

Vejam esta apresentação! Vão ficar orgulhosos por verem o que acontece em Tróia! Como os criativos mais criativos do Mundo usufruem do que temos de melhor. Como eventos destes dão a conhecer as maravilhas do nosso país! Mas mesmo assim esteve prestes a não ser realizado cá….o ano passado tiveram 2 porcos como apoio (da Câmara de Grândola), não, não é anedota, mas parece! E este ano ninguém estava muito interessado em patrocinar . Infelizmente o nosso país continua a ter vistas curtas em quase tudo o que se relaciona com arte, criatividade, e afins e o evento esteve para não se realizar. Acho que melhor do replicar a história, podem ler um excerto do “Expresso”:

“EVENTO DIGITAL TEVE COMO ÚNICO APOIO… DOIS PORCOS

Mas nem sempre é fácil organizar congressos ‘diferentes’ em Portugal. O Trojan Horse was an Unicorn, evento mundial de criativos digitais que dão suporte ao cinema ou videojogos, e que anualmente traz a Troia participantes de 59 países (como representantes da Disney ou da Pixar), esteve a um fio de sair do país em 2016 por falta de apoios. No ano passado, o único apoio que recebeu foram dois porcos oferecidos pela câmara de Grândola (e que foram usados para churrasco), apesar das solicitações ao Turismo de Portugal.

“É um evento para fazer jogos e séries de animação, e considerado o melhor do mundo na área. O problema é que este mercado não existe em Portugal, onde a criatividade é associada ao ‘artista pobrezinho’, e esta mentalidade tem de mudar rapidamente”, considera André Lourenço, organizador do evento em Troia, onde tem como sócio Scott Ross, produtor de Hollywood parceiro de George Lucas. “Estamos a falar da nata de Hollywood”, frisa, lamentando que o evento que nasceu em 2013 em Troia “com zero de apoios nacionais” não tenha projeção em Portugal, porque “as pessoas não entendem o que é a nossa área”.

Foi anunciado que o evento ia sair de Troia em 2016, mas segundo André Lourenço tudo mudou in extremis, graças à “insistência e boa-vontade” de João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, que lhe ligou em janeiro — ficando acordados apoios de 10% a 15% num orçamento de €1,2 milhões — já com o evento a ser disputado por nove países, como Espanha, França, Itália ou África do Sul. “Acabei por escolher a pior proposta, tinha países a pagar três vezes mais, mas fiquei feliz. Sou de Setúbal e acho Troia espetacular, é o sítio perfeito para o evento.”

Lembrando que todos os 600 bilhetes, a €600 cada, ficaram esgotados numa semana, ainda sem localização definida, o organizador frisa que “o evento tem muito a ver com a criação de emprego”, pois inclui sessões de recrutamento com as maiores empresas mundiais de animação ou videojogos.”

Para mim, que quando era criança tinha o sonho de ser desenhadora na Disney, até me faz pele de galinha….. pessoal da área: aproveitem!!!!!!!!!!!!!!!!!

banner-thu

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s