No outro dia disse que ia experimentar fazer uma tarde de abóbora “Jamie Oliver” e assim foi…..de babar,comer e chorar por mais! Por isso a minha sugestão hoje é darem um bocadinho de vocês, do vosso tempo e do vosso amor (quando cozinhamos assim tudo sai melhor!), e prepararem uma tarte deliciosa para saborearem em família. Não há cá Bimbys ou Yammys 🙂 só precisam de um robot de cozinha!

Cortem em pedaços 1,4 kg abóbora (não descasquem) e coloquem no forno a 190º, durante 60 minutos

….entretanto vamos preparar a massa (que é o que dá mais trabalho). Vão precisar:

  • 250g farinha (na receita original usam 250g farinha sem gluten + 1/2 colher de Xathan gum, eu fiz com Branca de Neve)
  • 50g açucar amarelo
  • 125g manteiga sem sal
  • 1 bocadinho de canela
  • leite a olho (ver consistência)
  • 1 ovo

Com os dedos juntar a farinha com a manteiga (temperatura ambiente), juntar o açucar e a canela. Depois de ficar tipo crumble, abrir um buraco no meio e juntar um pouquinho de leite e o ovo. Amassar bem e, se precisar, juntar mais leite. Fazer uma bola, embrulhar em papel transparente e colocar no frigorifico por 30m. Depois retirar, se estiver muito rija bater com o rolo da massa e colocar papel aderente por baixo e por cima e estender bem a massa. Colocar numa tarteira e picar a base com um garfo e colocar 10m no frigorifico. Tirar do frio, colocar papel vegetal em cima, e grão ou arroz e levar ao forno 10-12 minutos. Retirar o grão/arroz e levar ao forno +5m.

Entretanto já retirámos a abóbora do forno e, com uma colher, vamos retirar a polpa da abóbora para dentro do copo do robot. Derretemos 50g de manteiga sem sal (até ficar castanhinha) e juntamos à abóbora, juntamente com 125g de açucar mascavado e colocar o robot a funcionar. Abrir a tampinha de cima e ir adicionando:

  • canela
  • baunilha (eu uso a vagem, mas podem usar extrato)
  • 4 colheres de farinha
  • 1/4 colher de noz moída (não tinha)
  • 2 ovos batidos.

Colocar o preparado na forma, colocar tiras de massa por cima (como nas fotos) e pintar com gema de ovo. Levar ao forno a 180º durante 45m/50m.

Tirar do forno e polvilhar com açucar em pó.

Eu adicionei um extra que, acho, combinou maravilhosamente bem: creme de mascarpone (1 iogurte natural + 1 embalagem de mascarpone + açucar em pó). Misturar tudo, levar ao frio e servir a acompanhar uma fatia de tarte, polvinhada com canela e açucar em pó e um chá…..Bon apetit!

Têm aqui o video, de onde tirei a receita, para o caso de quererem ver algum passo ao vivo 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s