Hoje comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, assinalam-se os 72 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

É estranho não ver um Doodle da Google a assinalar isso. Não, não é uma comemoração. Mas nunca, jamais, poderá cair no esquecimento. E logo agora, com o Mundo neste caldeirão de sentimentos em que se encontra…..não seria imperativo lembrar? Lembrar algo que continua a ser inimaginável nos nossos piores pesadelos?

Na nossa televisão, de manhã, não ouvi qualquer referência, jornais, idem, mas ouvi uma entrevista na BBC. Susan Pollak. Entrou no campo de Auschwitz com 13 anos. Mentiu, alguém sussurrou que devia dizer que tinha 15 anos. Foi para a fila dos que iam trabalhar. A mãe, para a fila das câmaras de gás. Não houve um abraço. Um beijo de despedida. A desumanização tinha começado. Nem uma lágrima….. isto não pode ser esquecido.

Com um tresloucado no poder do outro lado do atlântico, com os movimentos xenófobos a crescerem na europa, um Médio Oriente em guerra interminável, uma Rússia ameaçadora, uma China, uma Coreia do Norte……que Mundo é este????? cada vez é mais imperativo mostrar isto! Lembrar isto!

Sei que podemos parecer impotentes perantes tais movimentos e tamanho poderio mas não podemos deixar morrer estas imagens, estes relatos, estas pessoas que passaram pelo pior pesadelo na história recente da Humanidade.

Deixo-vos um video que achei importante nestes dias em que vivemos

 

E esta galeria de fotos chocantes do holocausto…..para não mais esquecer….

“We’re not talking about barbarians. We’re not talking about primitive society. The Germans were well-advanced, educated, progressive. Maybe civilization is just veneer-thin. We all need to be very careful about any hate-propaganda. This is very important. It starts as a small stream, but then it has the potential to erupt – and when it does, it’s too late to stop it.”  Mrs Pollack

Eu hoje vou acender uma vela na minha varanda e deixar arder durante a noite. É simbólico, de pouco vale, mas é por todos aqueles que passaram por tantos horrores, e pelos que hoje passam noites na lama, como os refugiados da Siria. E pela esperança, esperança na Paz…..e nos Homens (embora nesses acredite cada vez menos…)
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s