Eu não quero igualdade!

Eu sou mulher, e como mulher tenho (tanto) orgulho em ser diferente dos homens. Em ver o mundo pelas “lentes” de mulher! Nós não queremos igualdade! Nós queremos “apenas e só” ter acesso a tudo o que devia ser acessível a todos os seres humanos.

Se quisermos, somos! Se não quisermos, não somos! Mas se quisermos, se ambicionarmos ser CEO de uma multinacional, Astronauta, Engenheira, Presidenta, Primeira Ministra, então devemos ter as mesmas hipóteses, o mesmo tratamento, as mesmas condições. Mas não temos. E é por isso que é preciso continuar a ter um “dia da Mulher”. Para que se continue a falar e a alertar consciências para este tão falado “teto de vidro” que existe. Invisível, mas tão presente! 

Não vou dizer que não se evoluiu. Claro que se evoluiu. Mas há tanto para continuar a ser feito. 

Hoje, na minha escola houve um debate sobre o tema ” Desafios e Caminhos para a Igualdade de Género no Mercado de Trabalho” e propus-me a levar os alunos de 1º ano (ensino superior) a ouvirem. Para mim a escola, qualquer que seja o ano de escolaridade, só faz sentido assim: quando conseguimos formar cidadãos completos. Não é só a matéria teórica e prática que interessa. À nossa frente temos os que serão os trabalhadores, empregadores, chefes, esposas e esposos de amanhã. Se não atuamos sobre esses futuros Homens e Mulheres, nunca conseguiremos que estas desigualdades desapareçam. Eu acredito que nós, enquanto docentes, também os devemos formar civicamente. 

E foi muito interessante! Consegui que a maioria fosse assistir, e espero que tenham gostado, e que, principalmente, tenham reflectido sobre o assunto. Sei que a maioria ainda não foi confrontada pessoalmente com esta situação mas quanto mais alerta estiverem, quanto mais pensarem sobre o assunto, melhor poderão reagir. 

E apesar de os rapazes/homens pensarem logo “isso é um problema delas”, este problema, para além de não ser só nosso, só se resolve com eles, com a mudança de mentalidade deles, com a abertura dos Conselhos e Administrações exclusivamente ou maioritariamente masculinos.

Só quando Homens e Mulheres se olharem de igual para igual, respeitando as suas diferenças mas valorizando as suas capacidades, teremos um tratamento equitativo.

E porque ser Mulher é, sem dúvida, uma benção, desejo a todas as Mulheres que sejam! Sejam aquilo que quiserem! (cliquem na frase para verem o vídeo)♥

Deixo-vos também o filme (TED) que vi no início do debate de hoje. Gostei e por isso, partilho: https://www.youtube.com/watch?v=7n9IOH0NvyY (para terem legendas em português vão às definições(no filme) e escolham 😉

E como sou mãe de duas meninas termino com o meu maior desejo ♥:

4276b8cbcffd4942c525fda027a79d51

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s