Em 1984 Bob Geldof lançou uma das músicas de Natal mais bonitas para mim. “Do they know it’s Xmas”. O objectivo era angariar dinheiro para ajudar no combate contra a fome em África.

Em Março de 1985 Michael Jackson e Lionel Richie escreveram , e Quincy Jones produziu, a canção espectacular “We are the world”. O objectivo era angariar fundos para o combate à fome no continente africano. Foi possível reunir mais de 60 Milhões de dólares, que foram distribuidos pela Etiópia, Sudão e outros países pobres.

Em Julho de 1985 Bob Geldof idealizou, e tornou real,  o Live Aid (para quem quiser saber a história por detrás deste evento pode ver aqui. vale a pena ;-)), para angariar fundos para combater a fome na Etiópia. Veio no seguimento do projecto Band Aid, e conseguiu doar cerca de 150 milhões de libras.

Mas hoje vejo, mais uma vez, esta notícia “Número de quenianos com fome duplica para três milhões. Não há solução? Cada vez há mais refugiados do Norte de África a chegar à Europa, e na Etiópia, Quénia, etc… a fome não dá tréguas.mw-320

Não há nada a fazer? É que eu tinha 10 anos na altura e achei que aquilo ia conseguir mudar o mundo. Cresci e vi que não. Que o poder cega os homens, que as armas valem mais que tudo e que por mais ajuda que se dê não conseguimos salvar os que têm o azar de nascer naquela parte do Mundo (infelizmente há outras).

Ainda não consigo baixar os braços perante tudo isto mas como??? Sinto-me impotente para ajudar quem está tão longe….para além dos rumores que de muito dos milhões angariados, com a melhor das boas vontades. acabaram nas mãos dos rebeldes. Como fazer a ajuda chegar sem passar por eles????

O que faço é com os que vejo, aqui, ao lado, na rua. Compro comida, dou roupa, converso, e acredito que, se mudarmos um pouco que seja o nosso pequeno mundo, todo o Mundo irá mudar um bocadinho.

E é o melhor exemplo que podemos dar aos nossos filhos. Falar, dizer, não conta se não nos virem fazer. Pegar no que temos e dar. Eles dão logo a seguir. E sentem o coração cheio. Como nós. 

tumblr_nps24uOeLK1sitt4fo1_1280

Advertisements

One thought on “mais de 30 anos depois…continua tudo na mesma :-(

  1. Foi a minha querida avó Mariana que me ensinou a nunca virar as costas a alguém que necessita, por muito sujo ou mal tratado que esteja! Ensinou-me que, por detrás da aparência, existe sempre um ser humano que precisa, precisa de nós, nem que seja de um sorriso ou de umas breves palavras de alento. Eu opto sempre por contribuir e ajudar aqueles que nos estão mais próximos, especialmente na nossa cidade. Ainda acredito que esses pequenos gestos fazem a diferença, ainda acredito que a minha avó tinha razão…”faz aos outros aquilo que gostarias que fizessem a ti!”.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s